Santo António, 80cm, Madeira Pintada Estofo
Fernando António de Bulhões nasceu 1195, em Lisboa, Portugal. Aos 19 anos, tornou-se agostiniano. Mais tarde, ingressou na Ordem dos Franciscanos, tornando-se Frei António. Na Itália, São Francisco deu-lhe a missão de formador teológico dos confrades. Santo António foi um grande pregador e realizou muitos milagres em vida. Morreu na cidade de Pádua, na Itália, em 1231. Os símbolos que aparecem nas imagens de Santo António explicam sua pertença à Ordem Franciscana e a sua santidade.
O menino Jesus representa a intimidade de Santo Antônio com Cristo. Ele é mostrado de três modos diferentes:
1. Sobre o livro: estar em cima do livro, a Bíblia, significa que Santo António anunciava Jesus Cristo, o Verbo encarnado. De fato, todos os sermões de santo António foram sobre Jesus e as passagens do Evangelho. Ele revelou com poder e força o Verbo divino.
2. No colo de Santo António: representa a extraordinária intimidade do santo com Jesus. Em algumas representações o menino acaricia-lhe o rosto. Todo o dom da pregação de santo António vem da sua intimidade com Jesus na oração profunda e na Eucaristia. Daí vinha toda a sabedoria e os dons que se manifestavam em Santo António.
3. Sendo mostrado ao santo pela Virgem Maria. Revela a devoção de Santo António para com a virgem Maria. Nesta representação, Santo António aparece em estado de profunda adoração a Jesus.
- Modelo: ASF2211-080